-
Arquitetos: PARTNERUNDPARTNER architekten
- Área: 160 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ulrike Klumpp, PARTNERUNDPARTNER architekten
Descrição enviada pela equipe de projeto. No começo de 2013, a conversão do centro de informações turísticas projetada por PARTNERUNDPARTNER architekten, em Baiersbronn (Floresta Negra) foi completada. O projeto foi realizado em duas fases. A primeira foi toda a reformulação e aumento da área dos clientes e dos escritórios do centro de informações turísticas. Isso foi seguido pela renovação dos banheiros públicos no piso térreo.
O elemento focal e definidor de ambientes constitui-se de uma parede com retalhos de madeira, característica da paisagem da Floresta Negra. Os talhos não são simplesmente empilhados. Cada um é cortado em uma forma e são perfeitamente empilhados uns sobre os outros, de modo que o elemento de 15,5 metros de comprimento e 2,4 metros de altura, conforma a topografia do vale de Baiersbronn. Assim, os visitantes podem caminhar ao longo do perfil da paisagem, tocando as pequenas toras de madeira da superfície. Os turistas podem fazer conexões geográficas entre as diferentes localidades do norte da Floresta Negra. O material foi tirado da própria floresta. O abeto prata foi cortado por uma serraria local, em cooperação com um carpinteiro da região que construiu a pilha de madeira e o restante da mobília.
A informação turística foi ampliada espacialmente. Durante o dia, o saguão do centro de convenções vizinho "Rosensaal" pode ser usado como uma sala de leitura e oferece espaço adicional para o centro de informações. Durante os eventos, serve como um hall de recepção ou espaço de exposições temporárias.
Ambas as áreas são conectadas pela grande parede de retalhos de madeira. Dentro desta textura, algumas caixas de tamanhos diferentes são posicionadas. A borda frontal das caixas segue a topografia dos "tocos" de madeira. As maiores caixas servem como prateleiras para folhetos e catálogos sobre o norte da Floresta Negra, enquanto as menores funcionam como expositores para fotos e imagens. Em monitores integrados são apresentadas eventos e ofertas especiais. Os clientes podem informar-se individualmente e são convidados a navegar e descobrir as peças de livre acesso de informação. Para mais ajuda, duas recepções localizam-se em frente à parede de madeira. A mesa principal cria uma grande abertura no elemento de madeira e dá acesso ao escritório posterior. Por uma escada interna, conectam-se os escritórios no piso superior.
Por um lado, a textura de madeira cria a fronteira entre o espaço público e o privado. Por outro, serve como pano de fundo para todo o centro de informações turísticas. Com a iluminação, a parede brilha para a cidade de Baiersbronn.
Em cooperação com uma fábrica local de vidros, duas luminárias foram projetadas. Acima da recepção principal e no salão de leituras, vários discos de vidro de 1,5 centímetros de espessura iluminados são pendurados no teto e executam um gesto de boas-vindas adicional.